Noticias

1 2
sexta-feira, 31 de agosto de 2012


                O texto “Critica à gestalt da percepção visual” menciona sobre o pesquisador que levou a imagem do hexágono a uma tribo com pouco contato fora da tribo e com a cultura ocidental, os indígenas não virão nada além da imagem bidimensional, pois não conseguirão converter a tridimensional. Ao pegar a imagem e postar em um blog, a maioria das pessoas virão um cubo.
                Depois o autor diz que “Provavelmente um gestaltista ortodoxo diria que não repeti o experimento como no original, num laboratório, sem influências de contexto, e por isso não deu certo. Minhas explicações, o lugar em que estava publicado, as pessoas que leram, tudo isso interferiu no resultado do teste.
Entretanto, os próprios livros de gestalt fazem isso descaradamente. Ao apresentar a lei de fechamento, eles dizem para olhar para a figura abaixo e ver 4 pacmans.”
                Depois não concordo com o texto, pois em relação a pesquisa a tribo sem contato com o mundo ocidental, então o cérebro deles foi pouco trabalhados em relação aos do seres do mundo ocidental, tem muitas pessoas que vive no ocidente não consegui perceber o cubo na imagem do hexágono, mais também tem muitos que o cubo antes do hexágono.
                O livro da Gestalt está ali para ensinar sobre a percepção da gestalt, fala sobre os 4 pacmans, mais mostra que ali dentro dos 4 pacmans existe um retângulo que é a lei do fechamento.
Particularmente adoro o “mundo da gestalt”, pois é maravilhosa a percepção visual que cada pessoa tem. A percepção de cada ser é diferente, tem uns que ver algo já primeira vista e outros que ver outra coisa e tem aquelas pessoas que ver todos no mesmo tempo que ver a imagem.
                Como diz um parágrafo “A Gestalt é quase uma filosofia. Ao mostrar como funciona o nosso processo de percepção, nos faz questionar o ambiente em que nos cerca.” Pois depois de descobrir esse “mundo maravilhoso da gestalt”, você muda seus pensamentos sobre o mundo em que vivemos e sobre os objetos do nosso cotidiano.

Acadêmico: Erivaldo Teles dos Santos Filho

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Sobre o SDC

Minha foto
Designers
Macapá, AP, Brazil
Acadêmicos do Curso de Design do CEAP - Centro de Ensino Superior do Amapá
Ver meu perfil completo